Representante do Parlamento Jovem participa de sessão na Câmara

Lavras, 11 de novembro de 2025
Representante do Parlamento Jovem participa de sessão na Câmara
 
Na noite de ontem (10), a estudante Kamilly A. de Oliveira, membro do parlamento jovem, fez uso da Tribuna Livre para discutir sobre os trabalhos e a importância do programa, que visa maior participação dos jovens na vida pública, através da formação cidadã e das vivências práticas, que simulam o trabalho legislativo. Além de Kamilly, o servidor da Casa e supervisor da Escola do Legislativo da Câmara, Raphael C. Marques, também fez uso da tribuna para reforçar as ações do Parlamento Jovem e incentivar maior participação dos estudantes da cidade.
“Existem vários desafios para os jovens e sabemos que através da educação política podemos colaborar para que eles se afastem da criminalidade e tenham acesso às informações cidadãs e de nível profissional”, diz Raphael.

Durante a participação, os jovens também agradeceram a Presidência da Casa, através do presidente Bira Rocha, e toda a mesa diretora pelo apoio ao projeto.
A Presidência, inclusive, reforçou a disponibilidade e apoio: “Lavras tornou-se hoje referência com relação ao Parlamento Jovem no sul de Minas e vocês têm o reconhecimento desta Presidência, dos vereadores e dos demais servidores desta casa. A Câmara está à disposição para que o projeto possa se desenvolver cada dia mais”, pontuou Bira Rocha.

Kamilly, de 17 anos, também reforçou a necessidade do incentivo e da participação dos jovens no âmbito político.
“Nós somos responsáveis pela nossa nação e se você quer mudar o Brasil, participe da política. Porque a política é importante todos os dias da nossa vida”, diz.

A cada ano, o Parlamento Jovem trabalha com uma temática, sendo “Juventude e Direitos Culturais” a de 2025 e “Inclusão de Pessoas com Neurodivergência” o tema proposto para 2026.
Os estudantes que desejam participar do projeto devem procurar a direção da sua escola ou a Câmara Municipal, que reforça seu compromisso em estimular a cidadania e o protagonismo jovem na política local.

Texto: Renata Souza - Ass. Institucional